terça-feira, maio 18, 2010

Momento de Reflexão 18 de maio de 2010



Gênesis 2: 16 e 17 - "Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás".

Conversa de serpente...

É comum associarmos essa passagem bíblica a um ato de autoritarismo de Deus em relação ao homem, condicionando sua livre escolha. O que teria Deus contra o homem conhecer o bem e o mal? Creio que essa é a pergunta que muitos fazem, como a dizer que Deus era egoísta e queria limitar ao homem de ampliar seus conhecimentos.
Na verdade, Deus estava constituindo Sua família na terra. Por isso, como um pai amoroso que é, teria que ensinar ao filho que na vida existem coisas que serão boas, se fizermos, e outras muito ruins, com conseqüências desastrosas quando as praticarmos. O problema não era, literalmente, comer ou não um fruto. Vamos imaginar que aquela árvore produzisse um fruto proibido por ser venenoso, por exemplo. Nesse caso, se o homem comesse morreria.
Deus estava cuidando para que o ser humano confiasse em suas recomendações. Elas continham todo o conhecimento que o homem ainda não possuía e que precisaria muito dali pra frente. O outro lado seria apenas conversa de serpente e não traria nenhum beneficio ao ser humano.
O que seria conversa de serpente? É a conversa enganosa, com colocação de dúvidas. A dúvida acaba com a convicção da certeza, portanto seria a morte da confiança do homem em Deus. Isso traria, como trouxe, conseqüências desastrosas. Deus alertou dizendo que eles poderiam comer de todos os frutos do jardim, restringindo apenas um. A serpente iniciou sua conversa perguntando se Deus tinha dito para não comer de nenhum fruto. A inversão da ordem gerou dúvidas na Eva e no Adão. Estava dada a partida para o final trágico. Caíram numa conversa de serpente.
Nos dias atuais muitas conversas acontecem, tentando colocar duvidas na mensagem cristã, muitas vezes são verdadeiras mentiras. Objetivo da conversa de serpente é fechar o laço da forca logo a seguir, assim que a dúvida sufocar a certeza da fé.
Tenta-se colocar no cristianismo a conseqüência do atraso da humanidade. Atraso em relação a que? O que achamos que seriamos sem o cristianismo ou as mensagens antecedentes vindas de Deus? O Senhor disse que o povo peca por falta de conhecimento. Então vemos que atraso jamais pode estar relacionado a Deus, pois o que ele quer é que evoluamos, pelo conhecimento. Isso quer dizer que devemos avançar no conhecimento do amor a Ele, a nós mesmos e ao próximo. Justiça, respeito, companheirismo, afeto, paz, alegria, etc, porventura o homem busca outras coisas?
A conversa de serpente quer desviar essa atenção. Quer colocar culpas no relacionamento do ser humano com Deus, quando na verdade o problema da humanidade é a falta de maior compromisso com esse relacionamento, como premissa de respeito, conhecimento e salvação.
Quando a maioria não percebe que pouca valia terão as campanhas dos 'nãos', "não à violência", "não à pedofilia", "não à injustiça", "não a isso, não à aquilo", é sinal que a solução está mais distante, pois um "SIM" bastaria. O sim a Deus!
Tudo começou com uma conversa de serpente no Éden. Continua, como antes, com conversas de serpente, hoje. Pense nas coisas que você ouve no seu dia a dia e veja se não se tratam de conversas enganadoras que querem desviar seu foco e depois te enforcar definitivamente na dúvida e te envenenar de forma fatal.
Contra isso só há um antídoto: intimidade com Deus, pelo conhecimento da Palavra! Portanto, meu querido irmão e amigo, Jesus se apresentou a você como segurança de que essa conversa de serpente não te pegará. Confia e siga em frente, você é de Deus! Amém!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...