segunda-feira, maio 03, 2010

O marceneiro e as ferramentas - 03 de maio de 2010



Lucas 6:35 - Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.


Contam que em uma marcenaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião onde as ferramentas se ajuntaram para acertar suas diferenças.

Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes exigiram que ele renunciasse. Fazia barulho e além do mais, passava todo o tempo golpeando a cabeça do prego. O martelo aceitou sua culpa, mas também pediu que o parafuso fosse expulso alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa, disse que ela era áspera no tratamento dos demais, entrando sempre em atrito. A lixa acatou, com a condição de que excluíssem o metro que sempre mediu os outros segundo suas medidas, como se ele fosse todo perfeito. Com isso o metro acusou o serrote que fazia barulho cortando a madeira, mas o serrote preferiu o silêncio.

Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todas as ferramentas e iniciou um trabalho, utilizou o serrote, o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. As rústicas madeiras ali, sem forma, foram transformadas em belos móveis.

Quando o marceneiro foi embora as ferramenta voltaram a ântica discussão. Mas antes que começassem a discutir o serrote adiantou-se e falou; senhores, demonstramos que todos nós temos defeitos, mas o marceneiro não usou os nossos defeitos e sim nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos... portanto ao invés de ficarmos apontando defeitos e fraquezas alheias concentremos nos pontos fortes e nas qualidades uns dos outros.

Então a assembléia entendeu que o martelo era forte para fixar, o parafuso unia e dava força, a lixa era especialista para limpar e afinar as asperezas, o metro era presciso e exato e sem o corte do serrote não se começava nada. Sentiram-se como uma equipe capaz de produzir com qualidade mútua e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalharem juntos.

O mesmo ocorre conosco seres humanos. Quando uma pessoa busca o defeito em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário quando se busca com sinceridade os pontos fortes ou as qualidades dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

Cristo é e sempre será nosso eterno marceneiro.
Pense em que podemos ser transformada a sua família e a nossa igreja com o seu pensar e sua atitude.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...